Páginas

sábado, 11 de janeiro de 2014

Humanos realmente são inteligentes?

Doce arrogância do ser humano! Sempre achando ser o melhor, o mais inteligente, o mais esperto... e incrivelmente consegue ser o mais sozinho, o mais triste, o que mais destrói o seu próprio habitat.

É, talvez o ser humano não seja tão inteligente assim.
Até hoje muitos pensam que a Terra é quadrada... digo, que somente o ser humano consegue pensar, raciocinar, e que toda a inteligência dos outros animais se resume em uma palavrinha equivocada: instinto.
Thade pergunta se dentro de Leo havia uma alma

Eu adoro ver aquela cena do filme Planeta Dos Macacos (2001), na qual Thade (que é um chimpanzé humanoide) abre a boca do capitão Leo e pergunta se ali havia uma alma. Linda cena! Faz você refletir.


Mas afinal, o que é o instinto senão uma forma de inteligência? E o que é a inteligência senão uma forma de instinto

"A mulher vai a uma balada pra ficar com alguém, começa a ouvir música, a dançar, se divertir, quando aparece um cara e a convida para dançar; ela aceita, os dois se apaixonam, trocam telefones, combinam de sair outras vezes, começam a namorar, acabam tendo um filhinho lindo e ensinam a ele sobre a vida e o mundo"

Agora a mesma situação narrada de outra forma:

Cena comum durante em baile funk e cia
"A fêmea vai ao encontro de outros machos, realiza movimentos sexuais para seduzir o macho; a fêmea, que mais conseguiu chamar atenção do macho, leva ele para a sua toca, onde eles acasalam e reproduzem as suas crias"

Tudo é uma questão de ponto de vista! Dizer que tal animal é inteligente baseado na sua obediência e em sua capacidade de se adaptar ao nosso modo de viver é o mesmo que um macaco julgar a inteligência do ser humano pela capacidade de segurar alguma coisa com os pés ou pela quantidade de bananas que ele come. 

Golfinho pintando
Talvez nem sejamos os animais mais inteligentes! Pense bem: os golfinhos conseguem entender vários sinais e palavras humanas, no entanto nós não conseguimos entender uma só palavra que eles dizem, embora saibamos que eles possuam uma linguagem complexa própria deles (quem sabe até mais complexa que a nossa). Quem é mais inteligente então? Golfinhos são apenas diferentes da gente. Pensam diferente.

Porque que um animal deixaria de ser inteligente por ser desobediente? Se eu lhe disser que Einstein era extremamente desobediente, você diria que ele era burro por isso? E porque dizem que gatos, por exemplo, são menos inteligentes que cachorros? Eles são apenas diferentes. Cachorros têm extrema necessidade de atenção, assim como nós humanos, talvez por isso nos identificamos tanto com eles. Os chimpanzés são tidos como mais inteligentes pois se adaptam melhor aos testes que são feitos para quem tem mãos, no entanto pesquisas mostram que os porcos se saem melhor que os chimpanzés e que os cachorros em testes que não necessitam de mãos.

Todo ser vivo é inteligente, talvez um pouco mais ou um pouco menos que nós, mas todos são, em suas próprias maneiras. Hoje eu consigo ver isso em todos os animais: seja em mamíferos, seja em aves, ou mesmo insetos. Garanto a vocês que um dia não vai mais existir essa distinção entre instinto e inteligência; elas serão uma coisa só. E todos podem e DEVEM aprender uns com os outros, sejam humanos ou não. Talvez assim deixemos de nos sentir tão sós.


Nenhum comentário:

Postar um comentário