Páginas

sábado, 16 de fevereiro de 2013

Os Quatro Pilares da Vida: Corpo, Mente, Coração e Energia


Somos feitos de energia, mente, coração e corpo. Cada pessoa supervaloriza um aspecto da vida: para alguns, tudo que importa é a mente, a razão, o cérebro, como ela fosse superior a tudo e tivesse todas as respostas; para outros, a energia é tudo, elas dizem não ao coração, à mente e ao corpo e vão meditar nas montanhas para alcançar um nível superior ao do resto dos humanos; outros vivem apenas de amor e paixão, passam anos quebrando a cara até tentar encontrar o "amor perfeito"; por último, aqueles que tratam o próprio corpo como um troféu, como algo sagrado, vivem na academia, querem ser os mais musculosos para mostrar domínio sobre os outros.

Aí talvez você tenha notado um detalhe em comum entre os 4 tipos: todos eles buscam ser superiores aos outros, tudo é uma forma de poder, mesmo os apaixonados que querem o poder de serem escolhidos e de escolherem, quando o ideal é trabalhar os QUATRO pilares da vida ao mesmo tempo. A natureza e o universo não nos dão essas características apenas pra enfeitar, por isso temos que utilizá-las e aprimorá-las sempre

É como uma construção: você precisa de quatro pilares; se você se esquecer de algum deles, talvez a construção não caia de imediato, mas qualquer fraqueza em um dos outros pilares, fará tudo desabar! Sendo assim, é importantíssimo que você cuide desses quatro pilares igualmente. 

Energia: Como muitos chamam de alma, espírito, ou psicossoma, ou corpo energético, entre outros, é toda aquela energia que nos envolve e nos dá "vida". Todas as suas atitudes geram algum tipo de campo energético ao seu redor, ou melhor: para tomar qualquer atitude, você gera, inconscientemente, uma frequência energética respectiva àquela atitude. Essa campo energético pode durar mais, ou menos tempo a depender da intensidade e da frequência com que você investe naquele tipo de atitude. O quão pior for sua atitude, mais baixa será a frequência energética, podendo ser de alta ou baixa intensidade: se for de frequência baixa, mas com alta intensidade, os danos causados serão maiores e atingirão àqueles ao seu redor, podendo também entrar em ressonância com mais campos energéticos de baixa frequência, aumentando a intensidade da negatividade. Em poucas palavras: cuidado com o que você faz, pensa ou diz, pois aquilo irá atrair tudo que for parecido, por isso existe aquela coisa de "tudo que você faz, receberá em dobro", é mais ou menos esse o raciocínio. Se você tem atitudes que fazem você e os outros se sentirem mais leves, você entrará em sintonia com pessoas, lugares e acontecimentos de mesma frequência, muitas vezes VOCÊ se sentirá atraído por situações parecidas com o que você sente e pensa.

Mente: A mente possui uma relação muito próxima com a Energia; na verdade os outros 3 pilares também possuem, mas de forma às vezes involuntária. A mente é o seu cérebro, é sua razão, tudo que você pensa, planeja, mentaliza e também aquilo que você fala. Sem a mente, você seria apenas um corpo estático, sem movimentos ou emoções. Nossa sociedade se divide basicamente em dois grandes grupos: aqueles que valorizam mais a mente, e aqueles que valorizam mais o sentimento. Aqueles que valorizam mais o sentimento, só aprendem sobre a vida de forma empírica, e isso QUANDO aprendem, pois por mais que você pise no mesmo prego, você nunca vai saber que é ele que está a te machucar se você não olhar para ele, se você não sentir que ele está te machucando. Com a mente, você poderia simplesmente ver que aquele prego machuca, sem precisar pisar nele. Pessoas que se guiam apenas pelo sentimento quase nunca conseguem aprender, e vivem por aí sofrendo, sem saber exatamente a causa, sem saber analisar o fato. A mente é a inteligência, conhecimento e sabedoria acima de tudo! A mente não indica AONDE IR, e sim COMO VOCÊ DEVE IR.

Coração: Do que adianta uma mente esperta com um coração duro? Não há tesão pela vida, não há tesão nas coisas que fazemos. Sem o coração, que representa o sentimento e as emoções, você pode conseguir tudo que quiser na vida, mas será tudo frio, sem sentido, chato, monótono, porque você simplesmente não consegue gozar, de tão tenso que está por causa das contas, por causa do trabalho, dos filhos, da faculdade etc. O coração serve para nos guiar como uma bússola. O coração não te diz POR ONDE IR, e sim AONDE VOCÊ QUER CHEGAR. Sempre que o seu coração apontar em uma direção, não faça que nem um cachorro correndo atrás de um osso naquela direção, use a MENTE! O coração lhe indica se você gosta mais de música ou de pintura, se engenharia ou direito... É aí que entra a mente, que é como um mapa que lhe serve para saber como chegar lá!

Corpo: Ok, temos energia, mente e coração. Mas como iremos interagir com as outras pessoas e com a natureza como a conhecemos se não nos manifestarmos através do nosso corpo? Aí vêm aqueles bem viajados falar "bla bla bla telepatia bla bla bla ufologia bla bla bla". Acorda! Não estamos em Marte! E por mais que haja um nível de 0,01% de telepatia que te faz descobrir a cor que fulano pensou no dia tal no ano tal... Ainda não avançamos suficientemente para nos comunicarmos de verdade através disso. Então vamos ser realistas: precisamos do nosso corpo para falar, pensar, nos locomovermos etc. Quando você não cuida do seu próprio corpo, você perde essas capacidades e depois começa a reclamar que é burro, que é feio, que é isso, que é aquilo. Tá, ninguém precisa ser a Angelina Jolie ou o Brad Pitt, que são estereótipos que a sociedade idolatra, mas você pode, ou melhor: DEVE cuidar do seu corpo. "Ah, então quer dizer que eu tenho que ir pra academia e ficar forte ou gostosa igual a eles?? ¬¬" NÃO! Cuidar do corpo não é só ir à academia, e talvez não tenha quase nada a ver com isso, tem a ver com ir ao nutricionista (ou não, apesar de importantíssimo), manter uma alimentação saudável, parar de se entupir de refrigerante e os MCs da vida! Já parou pra subir 10 andares do seu prédio correndo? Não? Pois tente, e você vai entender o que eu estou falando. Nós somos animais, e necessitamos de um mínimo de resistência e saúde, pois nunca se sabe o dia de amanhã, sua vida pode depender de subir 10 andares correndo sem se cansar! Para isso, você tem que parar de fumar, que é nada mais que uma prática de pegar um monte de porcaria pra poluir o ar que você respira "Ahhhh que dia lindo... humm mas esse ar tá muito puro, deixa eu enfiar meu nariz na descarga desse carro aqui". É, cara, fumar é tão ridículo quanto isso, com a diferença que você paga por aquilo. Comece a cuidar de você,  e para com essa de "não ligo pra aparências". Claro que ninguém tem que viver disso (a não ser que você seja modelo ou ator famoso), mas qual o problema de se arrumar bem, de ser mais apresentável, de dormir corretamente, alimentar-se corretamente? Você só tem a ganhar!! 

Com esses quatro pilares em crescimento equilibrado, pode ter certeza que você vai se sentir muito melhor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário